Líder: Denise Quiangala

cas@pibjc.org

 

O ministério

O Centro de Atendimento Social da Primeira Igreja Batista em Jardim Camburi existe, oficialmente, desde 2001, está localizado à Rua Júlia Lacourt Penna 1031, tem sido referência na comunidade por se tratar de um atendimento diferenciado, visando a humanização e cuidado integral do ser humano.

Muito antes, o CAS funcionava como Departamento de Ação Social, atendendo uma demanda menor até que houve necessidade de contratar uma Assistente Social para atendimento especializado, acompanhamento e resultados mais eficazes.

O aumento da demanda social permitiu que se desenvolvessem diversos projetos no CAS, dentre eles: Atendimento Social, Apoio psicológico, Captação de doadores de Sangue, Farmácia Comunitária, Oficina de Arte, Alfabetização de Adultos, Bazar Comunitário, Captação de Recursos, Bolsa Emprego, Voluntariado e o CADEQ (Apoio a Dependentes Químicos). Além disso, o CAS aplica Psicologia Comunitária na Atenção Psicossocial por meio de atividades terapêuticas, individual e em grupo.

O CADEQ possui de uma equipe multidisciplinar: Enfermeiros, Psicólogos, Assistentes Sociais, Terapeutas, Conselheiros Espirituais, bem como acadêmicos das áreas acima citadas. Este acompanhamento é de natureza ambulatorial e tem como objetivo atender pessoas envolvidas com uso e abuso de álcool e outras drogas, apoia e orienta os familiares no processo da recuperação.

As atividades do CADEQ são distribuídas em: Acolhimento, Grupo de Família, Grupo de Relaxamento, Grupo de Oração, Grupo de Mútua Ajuda, Grupo de Psicoterapia, Vídeos e Filmes.

No ano de 2011, o atendimento geral foi de 240, em média, por mês. O CAS existe para abençoar aqueles que buscam ajuda e tenta, como igreja, fazer isso de acordo com as necessidades e possibilidades, lembrando sempre da Palavra de Deus ao nos ensinar que aquilo que fizermos devemos fazer de todo o coração, como se estivéssemos fazendo para o Senhor e não para as pessoas (Col. 3:24).