Líderes:

O ministério

Qual seria o papel da igreja? Charles Swindoll e Dennis Rainey em seu livro Ministério com Famílias no Século 21, trazem um alerta quanto ao papel da igreja em ajudar a sociedade a enfrentar o desafio de lutar contra a atual desconstrução da entidade familiar. Para Swindoll e Rainey, quando as famílias se rompem, as igrejas precisam entrar em cena para oferecer ajuda e cura.

Quando não existem igrejas capazes de ajudar as famílias, os valores sofrem erosão, as comunidades padecem, a vizinhança se deteriora e as cidades terminam sendo menos do que poderiam ser. Compreendendo esses fatores, a Primeira Igreja Batista em Jardim Camburi trabalha no fortalecimento das famílias.

Em 1995, numa das salas do prédio de multiministério com as paredes ainda em construção, um pequeno grupo atendia a solicitação do Pr. Joarês, no esforço de unir casais com até cinco anos de matrimônio, buscando desenvolver relacionamentos saudáveis e um casamento melhor, o “grupo ágape”. Nesse mesmo ano, foi organizado o 1º Retiro de Casais no Hotel Pousada dos Pinhos, que se tornou referência e foi repetido por muitas outras igrejas.

O Ministério de Famílias na PIBJC compreende que realizar eventos anuais para casais não representa o ideal para responder as expectativas do papel da igreja no cuidado com as famílias capaz de fazer diferença no contexto social onde está inserida. Outras ações são desenvolvidas em parceria com o Ministério de Educação Cristã. Na EBD (Escola Bíblica Dinâmica) são oferecidos semanalmente cursos na área de famílias, como: Veredas Antigas; Hombridade; Mulher Única; Crown – Princípios Financeiros; Como Criar Seus Filhos; Alcançando o Coração do seu Adolescente; Aliança, Amor Incondicional; Casados Para Sempre; ONE – Curso de Noivos e o Grupo VIDAS –Viúvos, Divorciados e Adultos Solteiros.